COMO TER UM ESCRITÓRIO EM CASA? CONFIRA 10 DICAS!

Montar um escritório em casa é uma tendência que vem crescendo cada vez mais, especialmente com a alta da modalidade de trabalho em home office. Seja para estudar ou trabalhar, ter um espaço personalizado no conforto do seu lar pode trazer inúmeros benefícios para a sua produtividade diária. Para isso, é preciso planejar a decoração e estruturar o ambiente pensando nos mínimos detalhes, como cores, móveis e eletrônicos. Se surgiu a necessidade de ter um ambiente como este no seu apartamento, confira as dicas que separamos para você montar um escritório elegante e funcional!

 

1 – Escolha um local adequado

A primeira coisa que temos que pensar ao criar um escritório em casa é na divisão assertiva dos ambientes. O lar é nosso espaço de descanso e a rotina intensa de trabalho
não deve interferir nesses momentos. O contrário também é valido, as atividades da casa não devem interferir em sua produtividade. Escolha um local específico para essa função, com pouco barulho e distrações. Pode ser um cômodo do seu apartamento dedicado somente a isso ou um ambiente integrado,como a sala de estar ou quarto. Neste último caso, lembre-se de limitar bem cada ambiente e não misturar a função de cada um durante o dia.

 

2 – Deixe o ambiente bem iluminado

Uma das vantagens de montar um escritório em casa é ter a oportunidade de explorar a luminação natural. A luz solar ajuda a manter o foco e a ficar mais concentrado durante as horas de trabalho. Assim, prefira colocar a mesa próximo à janela. Mas caso você trabalhe durante à noite ou veja que a luz natural não é suficiente, não esqueça da iluminação artificial! As luminárias articuladas de mesa são ótimas opções – além de direcionar a luz em pontos específicos, elas ainda possuem um design diferenciado que vão ajudar na decoração do seu escritório.

 

3 – Invista em móveis ergonômicos

Passar horas sentado em frente ao computador muitas vezes é cansativo e uma postura errada pode prejudicar a sua coluna. Então, não se esqueça de escolher móveis que possuem regulagem. A mesa e a cadeira são itens essenciais em um escritório. Encontre ou planeje uma mesa que atenda suas necessidades e se encaixe no espaço disponível. A altura desse móvel é bastante importante, ela deve permitir que ao você se sentar, seus antebraços fiquem apoiados paralelamente ao chão. Escolha uma cadeira confortável e ergonômica, com ajuste de altura, apoio para os braços e encosto e lembre-se sempre de mantê-la ajustada para deixar a sua coluna ereta.

 

4 – Selecione os equipamentos de trabalho

A ferramenta mais utilizada em um escritório é o computador ou notebook. Você também pode precisar de uma impressora, mouse, teclado e até mesmo um monitor adicional. Por serem itens duráveis e que exigem um investimento relativamente alto, pesquise bem as especificações, valores e os diferentes modelos disponíveis no mercado antes de comprá-los. Separar todos os eletrônicos que irá precisar para sua rotina de trabalho é muito importante para planejar onde cada um será instalado, além de garantir que terá tomadas acessíveis para conectá-los à energia.

 

5 – Opte por uma paleta de cores neutra na parede

Seja qual for o seu estilo de decoração, opte por uma base com cores claras nas paredes, como o branco e/ou bege. Elas irão contribuir para um visual mais organizado e calmo, ideal para a concentração das atividades diárias. Cores quentes, como o vermelho, amarelo e laranja, podem provocar agitação e stress. Por isso, tome cuidado ao inseri-las nesse ambiente! O indicado é deixar tons como este para os quadros, tapetes, cadeira e organizadores.

 

6 – Reserve um lugar para armazenar papéis

Mesmo com a digitalização e o envio de arquivos por e-mail, às vezes é necessário a impressão de alguns documentos. E ninguém gosta de papéis espalhados pelo escritório, não é mesmo? Ainda mais quando ele é em casa! Então, não esqueça de deixar um lugar para armazenar aqueles documentos importantes que não podem ser descartados. Pode ser um nicho com pequenas separações ou um armário com várias gavetas. Você ainda pode separar os que vai utilizar com frequência dos que tem que manter arquivado, e deixá-los em lugares diferentes.

 

7 – Personalize o ambiente

Além de poder aproveitar o conforto de casa nas pausas da rotina de trabalho, uma das coisas mais legais de ter um escritório em casa é deixá-lo com o seu estilo. Você pode espalhar objetos decorativos que tenham relação com o seu trabalho ou hobby e também deixar seus livros favoritos na prateleira. Você ainda pode realizar neste espaço coisas que seriam quase impossíveis em um< escritório compartilhado, como manter o local perfumado com a essência da sua escolha ou deixar tocando uma música ambiente sem o uso de fones de ouvido.

 

8 – Otimize espaços

Essa dica vale para qualquer escritório, mas ainda é mais valiosa para aqueles que vão dividir espaço com outro ambiente do apartamento. Os móveis planejados são ótimas escolhas para aproveitar cada cantinho disponível e você pode escolher cores e texturas conforme o estilo do local. Outra dica é explorar o espaço vertical das paredes com armários, nichos, prateleiras e penduradores.

 

9 – Deixe o ambiente bem organizado

Organizadores como bandejas de acrílico, caixas personalizadas, agenda e quadro de recados vão ajudar na organização do seu dia-a-dia no escritório. Deixe o que precisa acessível na sua mesa de trabalho e o que usa pouco, guarde em uma gaveta. Uma pequena lixeira ajuda no descarte de papéis e evita o acúmulo em cima da mesa.

 

10 – Crie uma rotina de trabalho

Trabalhar em casa é a escolha de muitos! Mas para não perder a produtividade é preciso estabelecer horários para exercer e se concentrar na sua atividade. Criar uma rotina também é importante para ter seus momentos de descanso. Não é porque está em casa, que você vai trabalhar noite e dia. Saber separar cada momento é importante para a saúde mental!

Quero saber mais informações sobre o Residencial Foz do Iguaçu

Popup - Res. Foz do Iguaçu

Quero saber mais informações sobre o Centro Empresarial Acrópole

Popup - Centro Empresarial