Investir em apartamento para alugar: Quem pode e quais as vantagens?

Uma pergunta que muitas pessoas que querem começar a investir se fazem é: vale a pena investir em imóveis para alugar? A resposta é sim, pois alugar um imóvel e um bom negocio. Além de ser um investimento de baixo risco, pois raramente você irá perder o montante investido em propriedades, a demanda por imóveis vem crescendo nos últimos anos.

Mas, não para por aí. Outra grande vantagem de adquirir um apartamento para aluguel é a valorização do preço com o passar dos anos, que costumam ser superior a outros investimentos.

Quem adquire um imóvel, geralmente paga o preço por metro quadrado. Ja na hora da locação, os locatários não costumam levar isso em conta. Para o locador que não tem uma grande quantia em dinheiro, mas deseja comprar uma propriedade para alugar, vale a pena um imóvel mais compacto. Além disso, o preço estipulado no aluguel pode variar e ser estabelecido de acordo com o que o inquilino pode pagar.A vacÂncia de imóveis pequenos pode ser bem mais rápida quando comparada a imovéis grandes. Propriedades de um ou dois quartos costumam ser alugadas em menos de um mês. Já os de três quartos podem levar pouco mais de um mês para serem alugados, segundo o Secovi-SP — que aufere a velocidade de aluguel pelo némero de dormitórios.

 

1 – Quem pode investir em apartamentos para alugar?

 

Para falar a verdade, todos aqueles que possuem a quantia ideal para a compra de um imóvel podem investir em apartamentos para alugar, porém, é necessário que a pessoa esteja atualizada sobre o que acontece com a econômia e no mercado,como, também, ter conhecimento sobre fatores que influenciam diretamente os preços.


Além disso, o investidor precisa ter um objetivo claro. Se ele quer comprar um apartamento para alugar, ele tem que buscar imóveis com características que se encaixem nos padrões das pessoas que costumam alugar apartamentos, então, conversar com algum amigo que mora de aluguel para entender suas preferências é uma excelente dica.

Outro ponto importante é que é necessário ter um capital mínimo para começar a investir e saber que o retorno, caso compre um imóvel na planta, pode demorar alguns anos, então é preciso ter paciência.

Ser um investidor no mercado imobiliário é uma excelente forma de trilhar um caminho para a atuação no mercado financeiro, tanto pela segurança como estabilidade das negociações. Se o profissional tiver objetivos claros e metas traçadas com realidade, é possível se tornar uma referência na área.

 

2 – Quais as vantagens de investir no aluguel de imóveis?

 

Investir em imóveis é uma ótima forma de fazer o dinheiro render, pois, ter um apartamento alugado possibilita uma renda extra mensal e, ainda, preservar o patrimônio.

 

3 – Materialização do dinheiro

 

Com o aluguel, o proprietário do imóvel consegue fazer a materialização do dinheiro, ou seja, o imóvel tem o seu valor próprio e quando ele está ocupado por outra pessoa, ela dará uma renda mensal para o investidor, gerando um dinheiro extra para ele. Mas, caso o imóvel esteja desocupado, o proprietário não estará perdendo dinheiro, pois o imóvel tem o seu valor de uso.

 

4 – Efeito anticrise

 

Como estamos presenciando nos últimos anos, as crises, no Brasil, acontecem com muita frequência e elas fazem com que o poder de compra da população diminua. Porém, os imóveis possuem seu valor próprio e, por conta disso, eles não perdem o valor por conta da crise e, em qualquer situação são vistos como bens desejáveis.

 

5 – Investimento sólido

 

Há um ditado no mercado em que diz “Imóvel é Moeda Forte e Segura”. E nos dias atuais, nunca se ouviu tanto isso, seja pela sua solidez ou pelo retorno de investimento. Seja qualquer empreendimento, investir em imóveis é uma das formas de investimentos mais tradicionais e sólidas. E existem razões para isso! Fazer esse tipo de investimento é uma forma de construir um patrimônio seguro e lucrativo, combinando estabilidade e segurança com excelentes retornos.

 

6 – Acúmulo de capital

 

Investir em imóveis para alugar é sinônimo de acúmulo de capital, pois o investidor conta com um combo de vantagens, como, por exemplo, rentabilidade, valorização do imóvel, renda fixa, entre outras.


Pensando ainda em acúmulo de capital, o investidor com o dinheiro do aluguel consegue comprar outro apartamento para alugar e, assim, ir multiplicando seu patrimônio e acumulando renda para continuar investindo e fazendo a roda girar.

 

7 – Renda fixa

 

Atualmente, comprar um imóvel para alugar no Brasil rende mais do que investir o mesmo dinheiro em uma aplicação de renda fixa básica. A rentabilidade do aluguel, estimada pelo FipeZap, é a conta de quanto equivale o preço do aluguel sobre o valor total do imóvel, consideradas as médias do mercado. Na prática, é o rendimento mensal do proprietário em relação a quanto ele investiu na compra daquela casa ou apartamento.


Os imóveis sempre foram um porto seguro para os investidores, mesmo em momentos de crise. Por exemplo, um investidor que aplica dinheiro em uma poupança hoje está ganhando, em média, 2% a 3% de rendimento ao ano. Da mesma forma, uma aplicação em CDB, geralmente, representa um retorno de 3% a 4% ao ano. Isso, historicamente, é um retorno baixo, já que, há 3 ou 4 anos, os investidores tinham de 12% a 15% de rendimento ao ano com aplicações financeiras. Já os imóveis residenciais estão na faixa de 0,3% a 0,5% de rendimento por mês, o que representa, em média, 5% a 6% de rendimento ao ano. Por exemplo, se você investir em um imóvel de 500 mil reais e alugar por 1.500 a 2.000 reais por mês, esse é o retorno que você terá: 5% a 6% de retorno por ano. Além disso, um imóvel também pode valorizar de 5% a 10% ao ano, o que pode gerar mais rentabilidade a longo prazo.”

Como você viu, o investimento em imóveis para alugar é uma excelente opção para quem quer investir, pois trará valorização do dinheiro investido,
lucratividade e rentabilidade.


Quer comprar um imóvel para alugar? A Construtora Acrópole tem diversas opções em Belém com condomínios incríveis e localizações privilegiadas.

Quero saber mais informações sobre o Residencial Foz do Iguaçu

Popup - Res. Foz do Iguaçu

Quero saber mais informações sobre o Centro Empresarial Acrópole

Popup - Centro Empresarial